Festival de Cinema de Toronto começa nesta quinta


O Festival Internacional de Toronto (TIFF), no Canadá, abre nessa quinta (9) suas atividades com "Score: A Hockey Musical", uma comédia esportiva que retoma a tradição do festival de ter um filme de abertura produzido no Canadá. O evento anual, que construiu a reputação de plataforma de lançamento dos candidatos ao Oscar se encerra no dia 19 de setembro.

Alguns detalhes sobre o festival que comemora 35 edições nesse ano.

Reputação crescente entre os festivais internacionais
- Lançado em 1976, era chamado de "O Festival dos Festivais". Na ocasião exibiu 127 filmes de 30 países para 35 mil espectadores. A plateia cresceu para meio milhão no ano passado.

- Um total de 9.542 filmes já foram exibinos no festical desde 1976.

- Em 2010, a 35ª edição apresentará 339 filmes de 59 países, menos longas-metragens e de menos procedências do que no ano passado. Um terço dos filmes desse ano (112) estão rotulados como premiere mundial.

- O festival agora conta com 18 programas para exibir novo diretores, cineastas celebrados, cinema mundial contemporâneo, documentários e o Midnight Madness ("Loucura à Meia-Noite"), que projeta "filmes estranhos e maravilhosos de diretores desprezados."

- Esse ano o festival abre as portas de sua nova central permanente, o Bell Lightbox, um novo complexo no centro da cidade que abrigará cinco cinemas públicos, duas galerias, estúdios de aprendizagem e vários restaurantes. O terreno foi doado por Ivan Reitman e sua família. Reitman é um produtor e diretor canadense, mais conhecido por comédias como "Ghostbusters" e "Amor sem Escalas".

- Um dia a mais foi acrescentado nas sessões desse ano, com o festival estendido para 11 dias.

- O Festival de Toronto tem uma concorrência feroz com o Festival de Veneza. As datas dos dois se atropelam e alguns filmes são exibidos nos dois eventos.

Tapete Vermelho
- Entre as estrelas de Hollywood esperadas para prestigiar o festival desse ano estão Nicole Kidman, Colin Firth, Robert De Niro, Clive Owen, Marion Cotillard, Carey Mulligan, Helen Mirren, Megan Fox, Natalie Portman, Edward Norton, Javier Bardem e Aamir Khan.

- Cineastas que apresentam seus filmes em premiere mundial: Clint Eastwood, Danny Boyle, Robert Redford, Werner Herzog, Michael Winterbottom, Errol Morris, Guillaume Canet, Milcho Manchevski, Kiran Rao e David Schwimmer.

De olho no Oscar

- O festival não é competitivo, mas tornou-se um habitat para as primeiras especulações sobre o Oscar. O maior prêmio do festival, o People's Choice Award, é entregue para o título mais popular entre os espectadores. Os dois últimos ganhadores - "Preciosa" e "Quem Quer Ser um Milionário?" foram indicados ao Oscar de Melhor Filme.

- Outros ganhadores do People's Choice: " winners have included "Senhores do Crime" (2007), "Beleza Americana" (1999) e "Shine" (1996).

- "Quem Quer Ser um Milionário?" continuou sua carreira vencedora e levou o oito estatuetas do Oscar, inclusive de Melhor Filme (2008).

- Outros ganhadores de Oscar que foram apresentados no TIFF: "Guerra ao Terror", "Crash - No Limite", and "Carruagens de Fogo".

- A plateia de Toronto estava entre os primeiros a ver os desempenhos dos melhores atores entregues por Jamie Foxx em seu retrato do músico Ray Charles em "Ray," Forest Whitaker como o ditador de Uganda Idi Amin em "O Último Rei da Escócia", Philip Seymour Hoffman no papel título de "Capote" e Denzel Washington como o detetive encrenqueiro de "Dia de Treinamento". Entre as performances de melhores atrizes estão Hilary Swank como uma adolescênte travestida em "Meninos não Choram". Mo'Nique levou o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante por "Preciosa" por seu papel de mãe violenta.

(Fontes: Toronto International Film Festival Group, Reuters)

0 Response to "Festival de Cinema de Toronto começa nesta quinta"

Powered by Blogger