Filme: Stella

A metáfora do patinho feio é uma das imagens recorrentes para se referir ao período da adolescência. Uma sensação de ''não pertencimento'' ao mundo toma o jovem durante essa difícil fase da vida. Pelo menos é assim com Stella, garota de 11 anos que protagoniza o filme da francesa Sylvie Verheyde, lançado em DVD pela Imovision.



O filme ''Stella'' narra a história da protagonista-título durante seu primeiro ano numa escola secundária. Recém-transferida para o colégio, Stella (Léora Barbara) se depara com um mundo novo, feito por professores autoritários e estudantes desconhecidos. É uma primeira sensação de mudança que Verheyde oferece ao espectador.

Ao acompanhar um ano letivo da jovem, ''Stella'' vai nos mostrando com sutileza as pequenas transformações que vão ocorrendo nesse período da vida. Vemos Stella ter a sua primeira menstruação, mas também sofrer um amadurecimento afetivo quando a garota passa do amor platônico por um amigo de seu pai para um romance com um menino.

A perda de inocência típica da fase da adolescência também é abordada em ''Stella'', em especial na seqüência em que ela é assediada por uma pessoa por quem nutria alguma admiração.

A nova amiga de Stella, Gladys, acentua essa passagem da vida da protagonista. A jovem possui um aspecto andrógino, como se fosse o retrato de uma sexualidade ainda não amadurecida. Isso faz com que a relação entre Gladyz e Stella navegue no limiar entre uma amizade inocente e algum vislumbre de atração sexual.

Com sutileza, a cineasta vai conduzindo sua protagonista para o mundo adulto, menos inocente e onde a jovem terá que aprender a lidar sozinha com suas armadilhas. ''Stella'' é o terceiro longa da atriz e cineasta Sylvie Verheyde. Com traços autobiográficos, o filme é baseado na experiência de Verheyde em 1977, quando ingressou na escola secundária na França. O trabalho recebeu o prêmio de melhor roteiro no festival de Flandres e também ganhou prêmios no Festival de Veneza.

Fonte

1 Response to "Filme: Stella"

  1. Julia says:

    Stella é o nome da minha filha, vou ver esse filme só por causa disse, rs

    parabens pelo blog

Powered by Blogger