DVD: Person

Documentários sobre personagens costumam usar o velho clichê de se autodenominarem um retrato da ''vida e obra'' do protagonista. ''Person'' poderia se enquadrar nesse registro, mas há algo de especial na forma como ele apresenta o cineasta Luiz Sérgio Person, autor dos clássicos brasileiros ''São Paulo S/A'' e ''O Caso dos Irmãos Naves''.



''Person'' foi dirigido por Marina Person, filha do cineasta e apaixonada por cinema. Ela tinha poucos anos quando seu pai morreu. Em um determinado momento do filme, Marina diz que ''conheceu mais o seu pai pelos filmes que fez''. Essa é a chave para se compreender o documentário. Marina busca seu pai não só em sua memória, mas também na sua relação com os filmes que ele fez. ''Person'' não é só um documentário sobre a vida e a obra do cineasta, mas também uma defesa de que a sua vida é a sua obra e vice-versa.

Os depoimentos de nomes importantes da cultura brasileira como Antunes Filho, Eva Wilma, Walmor Chagas, Jean-Claude Bernadet e José Mojica Marins constroem um retrato complexo do cineasta. Em alguns momentos, vislumbramos um homem que viveu intensamente. Em outros, nos deparamos com um cineasta afinado com seu tempo. Ainda em certos instantes, somos convidados a ver sob uma perspectiva histórica. Todas essas faces compõem a imagem de uma figura humana chamada Luiz Sérgio Person.

O documentário traça algumas características marcantes do cineasta, mas não busca engessá-lo em um determinado molde estereotipado. Marina evita tirar conclusões reducionistas sobre quem foi seu pai.

O que fica é a percepção do cineasta através de sua obra, o que inclui não só os filmes, mas também a família. O filme apresenta em um determinado momento o depoimento das filhas e da viúva de Person filmadas em uma rede de estrada de ferro. O cenário é significativo. Na simbologia moderna, o trem representa evolução e os trilhos, uma intensa força de ligação. Nessa imagem, Marina propõe a família de Person como uma herança de Luiz Sérgio ao mundo, assim como são os seus filmes. É como se a diretora nos quisesse sugerir que elas também são parte da ''obra'' de Luiz Sérgio.

Quem procurar em ''Person'' o retrato de um cineasta irá encontrar também a imagem de uma família. ''Person'' não é apenas um documentário biográfico, mas é também autobiográfico.

Fonte

0 Response to "DVD: Person"

Powered by Blogger